quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

DOM ANGÉLICO, BISPO PROFETA DOS POBRE E DA JUSTIÇA



Dom Angélico Sândalo Bernardino receberá da Câmara Municipal, Título de Cidadão Ribeirão Preto, proposto pelo Coletivo Popular Judeti Zilli (PT), o projeto foi aprovado na sessão de 22 de fevereiro de 2022 e a partir de agora podemos preparar uma linda celebração.

Dom Angélico chegou em Ribeirão em maio de 1953, quando saiu do seminário do Ipiranga, em São Paulo, inicialmente indo morar numa pensão da rua General Osório.

Andava de bicicleta; depois de lambreta, até que ganhou um Volks Fusca “Pé de Boi”. Começou a trabalhar no jornal Diário de Notícias. Torna-se redator e mais tarde assume a direção do jornal. Padre Angélico sempre contou com o jornal como uma “arma” para lutar, denunciando profeticamente os acontecimentos, injustiças sociais e políticas. Dava presença religiosa na Vila Carvalho, celebrando a missa aos domingos em baixo de uma árvore, visita as famílias pobres moradoras em barracos que sofriam com a fome, e as doentes.

Assim, em 1966 inicia a sua presença no bairro promovendo curso profissionalizante para pedreiros. O curso era realizado em baixo da “árvore de oração”, onde foi construído o “Salão Capela”, que passou a se chamar “Deus é Amor”.

A marca de Dom Angélico era nunca trabalhar sozinho; sabia atrair e convidar pessoas e grupos para a missão que ia assumindo. Sempre teve o compromisso com os pobres. Então, nas horas “livres”, percorria a periferia da cidade onde entendia as necessidades reais das pessoas.

Com a equipe de leigos construiu o Bom Samaritano na avenida Mogiana, que funcionou como ambulatório de saúde. Ao lado construiu uma residência para as irmãs missionárias que vieram para residir no local e continuar os trabalhos na comunidade. Dom Angélico passou a residir numa casinha atrás da igreja até setembro de 1974, quando o Papa Paulo XI o nomeou Bispo Auxiliar de São Paulo.

Com a provação da homenagem, o Coletivo Popular Judeti Zilli (PT) inicia uma jornada de construção deste evento junto às comunidades e uma série de reuniões e diálogos sobre a vida e obra de Dom Angélico.

Convidamos você para participar desta jornada. Entre em contato e vem com agente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pauta da sessão - 19 de outubro de 2023

1 Discussão Única  do    Projeto de Lei nº 78/2023  -  ALESSANDRO MARACA DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DA CAMPANHA PERMANENTE DE CONSCIENTIZAÇÃO DO...