Na ocasião, o Mandato Coletivo Popular Judeti Zilli (PT) teve a oportunidade de fazer alguns apontamentos e reivindicações, a saber:
- Aumento imediato do número de leitos covid;
- Programa de testes e monitoramento dos infectados;
- Efetivação do plano de atendimento primário e testagem em outros pontos da cidade a fim de evitar que as pessoas tenham que se aglomerar nas UPAs.
- Calendário de vacinação das crianças.
- Busca ativa das pessoas que não se vacinaram, através de campanha de chamamento, com auxílio de agentes Comunitárias de Saúde, sistema de telemarketing, etc…
- Divulgação diária do número de faltosos por região da cidade, faixa etária e tipo da vacina;
- Medidas de restrição para quem não apresenta a carteira com as vacinações nos espaços públicos e locais de grande circulação;
Implementação de teletrabalho onde houver possibilidade no serviço público;
- Campanha publicitária para o uso constante da máscara de proteção facial adequada em todos os ambientes;
- Medidas de prevenção e combate à Dengue;
- Agilidade no projeto e reabertura do Pronto Socorro Central (fechado no final de 2021) e providências urgentes sobre o local de atendimento no centro da cidade conforme prometido e acordado.
Em suma, quanto ao posicionamento do Secretário da saúde, recém nomeado, Ribeirão Preto vai bem no combate à variante Omicron. Alega ter sido uma surpresa a velocidade do avanço do número de contaminados na primeira semana de janeiro e que cerca de 270 profissionais da saúde, estão afastados por covid. Admite estar estudando a possibilidade de tornar novamente o Hospital Santa Lydia com atendimento exclusivo para pacientes com covid.
Estamos preocupados com a demora e a falta de ações efetivas da prefeitura no combate à pandemia.
A visão de que “está tudo indo bem quanto ao cumprimento dos protocolos estaduais”, nos leva a questionar possíveis omissões políticas e sanitárias locais, o que exige maior pressão de toda a sociedade junto ao executivo.
Estamos atentos. Faremos nossa parte.
Coletivo Popular Judeti Zilli (PT)
Sobre Saúde leia também aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário