quarta-feira, 11 de maio de 2022

Base de Apoio Comunitários do Heitor Rigon abandonada é tema de CEE na Câmara de Ribeirão

 


O Coletivo Popular Judeti Zilli (PT) participou na tarde desta segunda-feira (09/05/2022), da Sessão de Instalação da Comissão de Especial de Estudos (CEE) sobre a Base de Apoio Comunitário (BAC) no bairro JD Heitor Rigon. A instalação da CEE visa estudar, apurar e examinar as razões pelas quais a Base de Apoio Comunitário foi abandonado por duas décadas.

Integram a CEE, os mandatos Ramon Todas as Vozes (Presidente e Relatoria), França e o Coletivo Popular Judeti Zilli. Nesta Sessão, também foi definido o cronograma de reuniões e trabalho pelos próximos 90 dias.

Vale lembrar que a Base de Apoio Comunitário do JD Heitor Rigon foi construída no início dos anos entre 2002 e 2004 com o objetivo de funcionar como espaço de promoção de atividades educativas e culturais voltadas à comunidade residente de seu entorno, tais como aulas de informática, biblioteca, serviços assistenciais e atividades comunitárias.

Chama a atenção que a Base de Apoio Comunitário abandonada há 2 décadas e demolida há alguns anos, fica localizado atrás de uma Unidade de Saúde da Família, único posto de saúde do bairro e que atende também a população dos bairros vizinhos, tendo gerado inúmeros problemas e transtornos para a vida cotidiana de quem reside no bairro.

O fato do prédio ter sido demolido há alguns anos, redundou em escombros. Devido a isso, o local vem apresentando problemas, como, escorpiões, mato alto, lixo, cobras, mosquitos da dengue, e também, tornando o espaço em potencial para esconderijos de assaltantes, elevando o risco de insegurança próximo ao local.

A vereadora Judeti Zilli e o Co vereador Danilo Valentim, professores, do Coletivo Popular Judeti Zilli acompanham a situação da Base de Apoio Comunitário de perto há 1 (uma) década, pois trabalham e trabalharam em uma escola de educação infantil da Rede Municipal de Ensino (EMEI Ruy Escorel) localizada no bairro, e o que se observa e constatasse é que existe um processo de desfavelização direcionada para a região norte, e uma das áreas que tem sido direcionadas essa população é o JD Heitor Rigon.

Aumentou-se, consideravelmente, o número de moradores e crianças nesta região, mas os aparelhos públicos são os mesmos. Os aparelhos públicos existentes já eram precarizados e sucateados para receber a demanda que existia, inclusive aparelhos públicos abandonados como a Base de Apoio Comunitários, com o aumento da população nessa área, o que é visível, resulta numa superlotação dos espaços existentes, e a falta de acesso aos serviços públicos.

Por fim, essa região é carente de aparelhos públicos, como, praças, parques, postos de saúde, escolas e zeladoria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pauta da sessão - 19 de outubro de 2023

1 Discussão Única  do    Projeto de Lei nº 78/2023  -  ALESSANDRO MARACA DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DA CAMPANHA PERMANENTE DE CONSCIENTIZAÇÃO DO...